+

Estrutura

Disciplinas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas possui uma área de concentração, Teoria Econômica, e duas linhas de pesquisa, Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico, tanto para o Curso de Mestrado quanto para o de Doutorado. O Desenvolvimento Econômico trata dos aspectos regionais do trabalho, meio ambiente, da economia brasileira, economia paranaense e economia matemática.

A área de Economia Aplicada aborda, por sua vez, os aspectos relacionados ao crescimento e ciclos econômicos, economia monetária, economia do agronegócio, organização industrial, estudos setoriais, economia regional aplicada, bem como tópicos recentes como economia do crime, economia da corrupção, economia da religião, economia da saúde e avaliação de políticas públicas.

 

Laboratórios

O PCE conta ainda com outros 2 laboratórios, os quais são usados por docentes, discentes e pesquisadores visitantes. O primeiro refere-se ao LEAU - Laboratório de Estudos do Agronegócio da UEM (sala 113, bloco B08), coordenado atualmente pelo docente permanente Ricardo Luis Lopes. Este laboratório está inserido na CAA - Central de Agropecuária e Agronegócio (CAA), que compõem o COMCAP (Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa). Esse último é resultado de recursos captados pela UEM junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio de editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)/Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-INFRA), localizado nos blocos B8 e B9 da UEM.

O segundo corresponde ao Laboratório Interdisciplinar para o Desenvolvimento Regional e Sustentável (LDR), coordenado pelos docentes do PCE, o qual passou a ser usado pelos mesmos e os discentes do programa em dezembro de 2018. Esse laboratório foi financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e a SETI (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná), no projeto institucional denominado “Implementação e consolidação de infraestrutura de pesquisa a grupos emergentes da Universidade Estadual de Maringá”, do ano de 2010.