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João Celso Sordi

Foi anunciado pelo Governo Brasileiro que a partir de janeiro de 1997 seria adotada a liberação total dos preços de álcool hidratado e, com isso, seria eliminado o último subsídio sobre o produto, o custo do transporte, implicando, portanto, em aumento de custo. O objetivo do presente estudo é o de analisar os efeitos dos custos de transporte na liberação dos preços do álcool hidratado no Brasil. Diferentemente da maioria dos estudos realizados sobre combustíveis, a fundamentação teórica mostra que, além da determinação da elasticidade de demanda, é fundamental, para os propósitos do estudo, a definição do formato da curva de demanda, pois, se a curva de demanda for linear, o consumidor pagará somente metade da elevação dos custos; se a curva for de elasticidade constante, o consumidor absorverá valor menor do que o custo e o transporte incrementado; se for curva de demanda exponencial, todo o aumento será absorvido pelo consumidor, e se for função de demanda potencial, pagará sempre menos do que o aumento do custo. O estudo demonstra que a curva de demanda que melhor representa o mercado do álcool hidratado no Brasil tem um formato linear e, assim, os preços devem variar em 50% do aumento dos custos de transporte. Os resultados são comparados com os apresentados em estudos semelhantes pela literatura nacional e internacional, encontrando-se compatibilidade.