Fernanda Esperidião
Este trabalho é resultado de um estudo empírico realizado para o estado do Paraná sobre as Teorias de Crescimento Econômico. Trata-se de um estudo que objetivou verificar se esta economia tem sido caracterizada, no período compreendido entre 1994 a 1998, pela existência de relação entre a produtividade e algumas variáveis sobre o Ensino Fundamental. Se isto fosse confirmado, então os postulados expostos na Teoria de Crescimento Econômico Endógeno explicaria a realidade deste Estado. Para obter estes resultados utilizamos o modelo econométrico cross-section, que nos permitiu estimar a produtividade no estado do Paraná através das variáveis demanda por educação, investimento em educação, número de abandono, reprovados, aprovados e nível de escolaridade. No período em analise, verificamos que um aumento na demanda por educação e no nível de escolaridade nas Microrregiões do Paraná, implicou uma elevação na produtividade, declarando portanto que esta economia recebe influencia do capital humano, no que se refere ao nível de educação. Contudo, podemos afirmar que as novas Teorias de Crescimento Econômico encontram evidencia empírica no que se refere à relação entre a produtividade e educação no estado do Paraná.