Roselaine Navarro Barrinha
O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão que se trava na academia sobre a existência ou não da centralidade do trabalho no capitalismo contemporâneo. A centralidade do trabalho é aqui entendida como: o trabalho enquanto trabalho concreto, criador de valores-de-uso e, portanto, essencial para o indivíduo, haja vista que este lhe confere dignidade e inserção social. Para adentrar na referida discussão, é essencial resgatar o conceito particular que cada período histórico atribuiu ao elemento em questão, destacando através desta retomada histórica nos dois períodos anteriores ao capitalismo que, o trabalho era reconhecido como elemento caracterizador das classes inferiores. Sob o capitalismo, tal elemento assume um conceito inverso aos anteriores, revelando assim, que o trabalho assume em cada época, a conceituação que é mais pertinente às classes dominantes. Na seqüência, busca-se efetuar uma conexão entre o conceito assumido pelo elemento trabalho nas sociedades em questão e o papel desempenhado pela escola na referida formação conceitual, observando neste ponto, que os aparelhos de formação ideológica são em cada tempo, assumidos pela classe que se encontra no poder. A partir de então, parte-se propriamente para a contemporaneidade capitalista e para a análise dos fatos que corroboram diretamente para a discussão sobre a existência ou não da centralidade do trabalho no capitalismo contemporâneo.