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Waldemiro Alcântara da Silva Neto

O objetivo central deste trabalho foi o estudo da cadeia de comercialização do tomate de mesa in natura no estado de São Paulo. Estudar o comportamento das margens de comercialização dos agentes envolvidos, medir e verificar as implicações da sazonalidade nos preços do produtor, atacadista e varejista. Verificar como se dá a transmissão de preços entre estes agentes e se é assimétrica ou não. O período compreendido foi de janeiro de 1995 à março de 2006. Têm-se como hipóteses: produtor é o mais afetado pela sazonalidade e riscos pertinentes à agricultura, possui menor poder de negociação e por isso menor rendimento e a transmissão de preços entre os agentes é assimétrica. Primeiramente, verificou-se o comportamento da série de preços e a margem de comercialização no período, posteriormente aspecto da sazonalidade nos três níveis de preços foi medido e analisado. Através de testes econométricos e aplicação do modelo VAR, foi verificado aspectos da transmissão de preços e identificado forte evidência de assimetria. O modelo utilizado para a Assimetria na Transmissão de Preços foi o aplicado por Griffith e Piggott (1994), com adaptações as peculiaridades do produto estudado neste trabalho. Como resultados principais: o varejista é o agente com maior poder de negociação, o produtor é o mais afetado pela sazonalidade e possui melhores rendimentos e o modelo de transmissão de preços é assimétrico.