Anderson Mutter Teixeira

Objetivo principal deste trabalho foi compreender o Novo Consenso Macroeconômico em termos teóricos e empíricos levando em consideração os diferentes paradigmas teóricos preconizados pelas escolas de pensamento econômico mainstream. Os objetivos espefícicos estão divididos em três partes: i) Desenvolver um framework teórico para apontar o papel dos principais papers e proposições teóricas de cada escola de pensamento macroecômico; ii) Estimar uma equação para captar o efeito da Variável Expectativa de inflação futura ou Efeito Calendário na determinação da taxa de juros Selic; iii) Estimar uma equação para captar o efeito da rotatividade dos diretores do Comitê de Política monetária, (COPOM), ambas as equações no contexto do regime de metas de inflação. Para contemplar estes objetivos realiza-se a análise das funções impulso-resposta, decomposição de variância, Causalidade de Granger oriundos da estimação de regressões pelo método dos Vetores Auto- Regressivos (VAR). Os resultados sugerem que o Novo Consenso Macroeconômico é resultado de um mix das principais proposições teóricas desenvolvidas por Monetaristas, Novos-Clássicos, Ciclos Reais de Negócios (RBC) e Novos – Keynesianos. Em termos empíricos há uma baixa significância da variável expectativa de inflação para captar o efeito calendário na determinação da taxa de juros Selic, há uma elevada significância da variável hiato do produto; a variável Dummy para captar o efeito da variável rotatividade dos diretores apresentou uma baixa significância, e a variável desvio da inflação em relação a meta de inflação apresentou-se significante. Assim, podemos afirmar que a conduta do Banco Central do Brasil é enquadrada no Novo Consenso Macroeconômico, pois há uma preocupação com a estabilidade de preços, mas sem deixar de lado a variável responsável pela mensuração do produto.