+

Gilberto Fernandes da Costa

O objetivo central desta pesquisa foi o estudo do setor lácteo do Paraná, no que se referem ao comportamento dos preços nos diferentes níveis de mercado (produtor, atacado e varejo), o comportamento das margens de comercialização dos agentes envolvidos; além de identificar a influência da sazonalidade em todos os níveis da cadeia. Quanto aos preços, verificar se existe ou não assimetria na transmissão de preços entre os agentes deste mercado. O período compreendido na pesquisa foi de 1994 a 2007. A metodologia empregada para verificar mecanismos de transmissão de preços entre os agentes foi o uso do Vetor Auto-regressivo (VAR). O modelo utilizado para mensurar Assimetria de Transmissão de Preços (ATP), foi baseado na metodologia desenvolvida por Grififth e Piggott (1994). Os principais resultados foram: os preços dos produtos são influenciados pela entressafra da matéria-prima (leite) e por suas especificidades de mercado, as variações de preços em um determinado nível da cadeia de comercialização podem influenciar e determinar os preços de outros níveis de mercado e que esse comportamento de transmissão de preços é assimétrico.