Florian Immanuel Schumacher

O objetivo desta pesquisa é avaliar se existem efeitos de espraiamento do conhecimento na economia brasileira, conforme proposto por Lucas (1988), Romer (1990) e Acemoglu (1996). O efeito espraiamento é verificado no setor de serviços de apoio às empresas, constituído pelos seguintes subsetores: telecomunicações, serviços de consultoria e pesquisa. A hipótese consiste em verificar se estes setores, ao empregar pessoas com escolaridade em nível de mestrado e superior a este, causam um aumento de produtividade nos demais setores. Estimativas dos retornos à escolarização por grandes setores econômicos são realizadas usando dados da PNAD (2008). O resultado da conjectura proposta mostrou-se positivo e significantes, com um impacto de 3% a 4% sobre o salário real. Em adição, obteve-se evidências sobre a existência de retornos crescentes à educação no Brasil provavelmente devido ao efeito espraiamento, uma vez que estes retornos estão presentes em maior ou menor grau em todos os grandes setores da economia brasileira.