Wander Plassa da Silva
O objetivo deste trabalho é analisar os determinantes do atraso escolar entre os adolescentes e jovens brasileiros, especialmente os efeitos da insegurança e violência. O método econométrico utilizado foi o logite e a base de dados obtida da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, quando fez um levantamento específico sobre o tema insegurança e vitimização. Os resultados do trabalho evidenciam que adolescentes e jovens que apresentam insegurança em seus próprios bairros possuem maior probabilidade de atraso escolar, bem como aqueles que sofreram algum tipo de agressão ou crime. Verificou-se uma desigualdade social na probabilidade de atraso, uma vez que são mais significativos nas faixas de renda mais baixas. Outra disparidade observada foi a espacial, pois residir na região Norte do Brasil também acarreta maior probabilidade de atraso escolar. Por sua vez, características pessoais e familiares, como ser não branco, homem, trabalhar ou ter filhos na juventude, ter mãe com baixa escolaridade, viver em família monoparentais ou com número grande de filhos, também aumentam a probabilidade de estar em atraso escolar. Portanto, neste trabalho foi possível concluir que além das variáveis tradicionalmente analisadas em estudos sobre o atraso escolar, a violência e a insegurança dos adolescentes e jovens brasileiros, podem afetar o desempenho escolar dos mesmos, o que merece maior atenção dos gestores públicos na elaboração de políticas mais eficientes.