Luana Las Schaab
Os padrões de comportamento da indústria são influenciados por mudanças socioeconômicas, demográficas e culturais. As diferentes formações de mercado são decorrentes da conduta do setor produtivo que, dada a percepção do consumo, definem posições. Tendo em vista a indústria de cervejas brasileiras, observa-se o surgimento de novas Micro e Pequenas Empresas Cervejeiras (MPE Cervejeiras) nos últimos anos, que, em termos gerais, apresentam uma nova posição no setor. Diante desse contexto, é possível apresentar os padrões de distribuição espacial entre as MPE e as Médias e Grandes Empresas Cervejeiras (MGE Cervejeiras) no Brasil, a fim de distinguir a configuração das mesmas no novo cenário produtivo industrial de cervejas brasileiras e caracterizar comparativamente as indústrias do setor por porte. Nesse sentido, o estudo aponta que, apesar de atuarem com a produção de cervejas, as distinções ocorrem tanto na caracterização, quanto na distribuição espacial das indústrias de MPE e MGE Cervejeiras. Com o uso da análise exploratória de dados espaciais é possível observar a formação de cluster das MPE Cervejeiras ao longo dos anos e acentuar a incidência de cluster em determinadas regiões. Portanto, a fim de enfatizar os determinantes na formação de cluster, é realizada uma análise com dados primários, obtidos por meio de questionário online direcionado aos empresários das MPE Cervejeiras, no estado do Paraná. Os resultados apontam que a variável PIB per capita possui maior impacto para escolha da localização das MPE Cervejeiras e, a concentração das MPE Cervejeiras impacta no crescimento do setor.