Amarildo de Paula Junior
O capital humano é um instrumento fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico de uma sociedade, conforme Barro (2001). Uma de suas características mais enfatizadas na literatura é a relação positiva com os salários, indivíduos com maior nível de educação formal tendem a possuir maior remuneração. Outros fatores que estão relacionados ao capital humano é a idade do indivíduo que busca maiores habilidades e também a qualidade do ensino que teve em sua formação, como por exemplo a qualificação dos seus docentes. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é verificar como são os retornos educacionais sobre os salários dos brasileiros. De maneira especifica, o objetivo foi dividido em dois ensaios, no primeiro é analisado como são os retornos ao longo das gerações dos brasileiros e o segundo analisa se há diferença nos retornos da educação sobre os salários dos docentes para cada região brasileira. Para cumprir tal objetivo foi utilizada a metodologia de pseudo-painel proposta por Deaton em (1985) com dados da PNAD para o período entre 2001 e 2018, em que foram estimadas equações tipicamente mincerianas com base no modelo de Garen (1984). A escolha deste método econométrico foi feita porque não é possível acompanhar o mesmo indivíduo da PNAD ao longo do tempo, portanto optou-se por construir coortes com base em suas características. As coortes do primeiro ensaio foram formadas pelas médias das observações a cada faixa etária dos indivíduos e as coortes do segundo ensaio foram compostas pelas médias das observações dos docentes à nível de unidade federativa. Os resultados encontrados nesta dissertação corroboram a relação positiva entre educação e salários, de maneira mais especifica, os resultados do primeiro ensaio mostram que o grupo de pessoas com menos de 25 anos de idade tem retornos salariais maiores do que as pessoas mais velhas. Já nos resultados do segundo ensaio, foi verificado que os retornos para os docentes são diferentes para cada região brasileira, além de que o setor privado tem maior retorno do que o setor público. Estes resultados fortalecem a importância de políticas voltadas ao incentivo educacional, principalmente para as pessoas mais novas. Outro ponto é o benefício que a elevação do nível de qualificação dos docentes tem sobre a sociedade, os aumentos de seus anos de estudos impactam positivamente seus salários e também a qualidade do ensino que formará o capital humano das outras gerações. Em resultados secundários, destaca-se que a elevação de educação das pessoas não brancas pode reduzir o hiato salarial comparada ao grupo de pessoas brancas, e também que a elevação da qualificação dos docentes de ensino privado pode reduzir o hiato salarial comparado aos docentes de ensino público.