Hugo da Silva Chaves
O agronegócio é um dos motores da economia brasileira e, principalmente em relação às exportações do país, esse tem um papel importante. O estado do Amazonas teve um aumento no valor exportado pelo agronegócio de 81,94% entre os anos de 2010 à 2019. Além disso, as vendas ao exterior do Amazonas nesses anos foram dinamizadas, e há uma relação comercial bastante favorável frente ao setor, dado que as exportações são maiores que as importações. Deste modo, este estudo objetiva caracterizar o perfil exportador do agronegócio do estado do Amazonas, identificar quais produtos possuem vantagens comparativas reveladas – competitividade, quem são os principais parceiros comerciais, assim como o tipo de comércio que se realiza. A metodologia utilizada permitiu analisar, a partir de dados ex post, o desempenho de competitividade dos segmentos do agronegócio, assim como pontos fortes, fracos e neutros nas relações comerciais do estado. Foram utilizados os índices de Gini- Hirschman, de vantagem comparativa revelada (VCR), de contribuição para o saldo comercial (CS), de taxa de cobertura (TC) e de comércio intra-indústria (IGL). Os resultados mostraram que as exportações do agronegócio do estado cresceram e se dinamizaram, entretanto, ainda possuem uma forte dependência em alguns produtos, principalmente, no segmento de preparações alimentícias diversas. O comércio internacional do agronegócio no estado tem por base produtos fracos frente as grandes commodities agrícolas. Com isso, apesar de apresentar segmentos competitivos, o estado não tem uma grande contribuição nas exportações do setor no país.