Laio Forti Thomaz

A presente tese aborda a Economia da Internet e do Comércio Eletrônico, analisando-se a associação entre o uso (adoção) da internet e do comércio eletrônico com variáveis socioeconômicas e demográficas no Brasil em 2019. Para tanto, a metodologia empregada foi a análise de modelos logit, efeitos marginais e razões de chances (odds ratios). Os resultados apontaram que pessoas da cor branca e do sexo masculino e com maiores níveis de escolaridade e renda apresentaram maiores probabilidades de terem acesso à internet. Por outro lado, pessoas de faixa etária acima de 46 anos e residentes da zona rural apresentaram menores probabilidades de terem acesso à rede. Pessoas residentes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil apresentaram maiores probabilidade de utilizarem essa tecnologia. Além disso, os resultados econométricos indicaram que as variáveis faixa etária, nível de escolaridade, ter acesso à internet, usar a internet no trabalho, usar a internet para pesquisa e a usabilidade do celular e do computador estão associadas a adoção do comércio eletrônico. Assim, foi demonstrado que variáveis socioeconômicas explicam a adoção da internet e do comércio eletrônico no país. Portanto, o conhecimento das características comportamentais e socioeconômicas dos usuários das TICs deve contribuir com a formulação de políticas públicas mais efetivas de ampliação e inclusão digital.