Thiago Henrique Leite
O desenvolvimento econômico é objeto de interesse de todas as nações. Para alcançá-lo, é necessário não apenas o crescimento econômico, mas também a redução das desigualdades econômicas e sociais, por meio da igualdade de oportunidades e da busca pela equidade em uma sociedade mais justa. Assim, a presente tese estruturada no formato de três ensaios tem por objetivo investigar fatores relevantes para o processo de desenvolvimento econômico, especificamente os mecanismos relacionados à ascensão socioeconômica por meio da educação e da mobilidade intergeracional. Para alcançar tais objetivos, o primeiro ensaio analisou a mobilidade intergeracional e os retornos da educação para pessoas nascidas ao longo do século XX. Já o segundo ensaio examinou a mobilidade intergeracional da educação no Brasil ao longo de nove coortes de nascimento, abrangendo o período de 1950 a 1995, com foco nas heterogeneidades da sociedade, enquanto o terceiro ensaio analisou a influência do background familiar nos rendimentos dos indivíduos no Brasil, entre os anos de 1996 e 2014, verificando a endogeneidade presente no instrumento educação dos pais em equações de rendimentos. Além disso, foi abordada a influência de fatores como a habilidade individual e a influência familiar na determinação da renda. Entre os principais resultados foi evidenciada a piora da utilização do instrumento educação dos pais em equações de rendimento ao longo do tempo, indicando maior viés de omissão de variável relevante e, portanto, maior participação de fatores como habilidade individual e background familiar. Verificou-se, também, um aumento da mobilidade intergeracional na educação com o crescimento do número de pessoas com nível de ensino médio e superior completos, enquanto a persistência passou a ser dominada por pais e filhos que possuem ensino médio 2º ciclo e ensino superior. Já os retornos à educação diminuíram ao longo do tempo, enquanto a influência da educação dos pais diminuiu em detrimento de fatores como influência e conexões sociais. Em suma, as conexões sociais dos pais, habilidades pessoais e a qualidade da educação se tornaram mais importantes para os rendimentos dos indivíduos dentro de um contexto de crescente mobilidade na educação.